quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Trabalhe as diferenças em sala de aula usando música e imagem (Inclusão).

Eu tenho trabalhado muito em sala de aula com a auto-imagem da minhas crianças negras e não-negras de forma a desenvolver uma auto-estima mais positiva para ambos, de modo que as relações sejam saudáveis e respeitosas.

Nesse video, há a apresentação de penteados de mulheres negras, com os mais diversos tipos de cabelo, além da música na voz da cantora Aline Barros levantar a questão da beleza das diferenças. É aí que você entra como educador, facilitador, oportunizador, auxiliador, orientador na sala de aula, utilizando esse recurso. Você poderá desenvolver atividades em aula, como:
  • Leitura e Produção Textual com a letra da música (Inclusão);
  • Cantar a música/dramatizar;
  • Montar um desfile de penteados;
  • Produzir novos vídeos com os diversos temas da Inclusão;
  • Apresentar as produções para os demais alunos da escola, entre outras...

Dicas de maquiagem para mulheres negras

A maior dificuldade é encontrar maquiagem para a nossa cor de pele negra. Ando testando algumas marcas e cores. Mas os empresários agora, têm sentido no mercado, uma área que venha dar grande lucro, devido a maior participação do negro na economia como consumidor.
Eu sempre gostei de usar uma corzinha e outra para realçar meus traços, então, mais uma vez, procurei alguns vídeos no youtobe (já que ainda não resolvi gravar nada) e postei aqui para dar algumas dicas de maquiagem prática para nós que estamos iniciando na maquiagem. Espero que aproveitem...




 



Usando o lenço (turbante) como acessório no vestuário.

Quem me conhece sabe que volta e meia eu uso um leço para amarrar o cabelo, ou para fazer uma saia, ou como um cinto, ou ainda, para usar no pescoço ou sobre os ombros. Às vezes as idéias esgotam e não sabemos como obter alguns resultados. Então, encontrei no youtube alguns vídeos (caseiros) que ensinam a usar esses panos amarrados, que podem mudar o seu visual. Como eu sempre tive muita dificuldade em encontrar essas informações, resolvi postar alguns desses vídeos para te dar algumas sugestões. Pode ser usado por qualquer pessoa, de qualquer etnia, viu? Então... Aproveite as idéias!