domingo, 3 de junho de 2012

EM BREVE EM RIO GRANDE-RS!!!!!

FORUM SOBRE CULTURA AFRO

28, 29 E 30 DE JUNHO DE 2012

FIQUE ATENTO!!!!

I CICLO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS


PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA – SMEC
ASSESSORIA PEDAGÓGICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

I CICLO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS


Certificação de 15 horas ou 40 horas

 PÚBLICO ALVO: Profissionais da Área de Educação (Educ. Infantil, Ens. Fundamental – Anos Iniciais e Finais – Educadores, Técnicos e Gestores) da Rede Municipal de Ensino do Rio Grande – RS.

Sobre a Assessoria das Relações Étnico-Raciais:
Pautados nas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que alteram a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) especificamente no que diz respeito aos conteúdos obrigatórios para a Educação Básica, pois determina a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena na perspectiva de construir uma positiva educação para as relações étnico-raciais, buscou-se criar uma Assessoria Pedagógica específica junto à Secretaria de Educação e Cultura (SMEC) - Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS com o fim de orientar os professores para a necessidade constante da disseminação da contribuição histórico-cultural afro-brasileira, africana e indígena no âmbito escolar.

Objetivo:
Proporcionar aos profissionais da Área de Educação vivências que o possibilitem desenvolver atividades práticas para introduzir o tema Afro e Indígena na sala de aula.

Período: de abril à outubro de 2012.

Da Inscrição:
·         Os interessados deverão se inscrever através do preenchimento da ficha de inscrição a ser entregue na Assessoria das Relações Étnico-Raciais – SMEC/Escola Viva – 2ª, 3ª, 5ª ou 6ª feiras - das 13h às 19 h - até o dia 06/04/2012 .
·         Os inscritos deverão entregar no dia da 1ª Oficina que for participar, duas folhas de Color Set (qualquer cor clara).
·         Solicitamos que os participantes usem roupas confortáveis nas oficinas.
·         Qualquer alteração na programação será comunicada através do e-mail indicado pelo participante.
·         Serão solicitados materiais específicos para cada Oficina.
·         Os interessados poderão se inscrever em quantas oficinas quiser, mas para receber Certificação deverá ter no mínimo, 75% de presença, isto é, para a certificação de 15 horas, se inscrever em 6 oficinas e 40 horas, se inscrever nas 6 oficinas e apresentar projeto com elaboração, execução e conclusão a ser desenvolvido no ano de 2012 na sala de aula ou na escola com os temas afro e/ou indígena.
·         
        Vagas Limitadas: O preenchimento da ficha não garante a vaga para participar da oficina. A positivação se dará através de mensagem para o seu email. Fique atento a sua caixa de mensagens.

 Inscrições Encerradas!